Como se sabe, promover o engajamento da equipe é um desafio para os gestores das empresas. Lidar com pessoas é demanda estratégicas específicas, especialmente em situações de conflito ou desmotivação. O engajamento da equipe é importante para que as empresas possam aumentar a sua lucratividade e prestar um serviço de mais qualidade aos clientes. Um time que funciona em sincronia gera mais resultados positivos para o negócio.

Para que você saiba como fazer isso, elencamos alguns passos e dicas importantes para a sua atuação. Confira!

1. Ofereça oportunidades de crescimento

Ninguém quer ficar estagnado em um emprego e é por isso que, para haver um engajamento da equipe, as empresas precisam dar oportunidades de crescimento a todos os seus colaboradores. Junto ao setor de Recursos Humanos, os gestores precisam criar planos de carreira para os funcionários e orientá-los em relação a isso. Com uma política de cargos e salários bem definida, os colaboradores se sentirão mais motivados.

2. Realize confraternizações

Os eventos corporativos são uma excelente oportunidade para melhorar o relacionamento com o público interno e assim conquistar mais engajamento da equipe. A organização pode ter um calendário de datas comemorativas que podem ser celebradas, como o Natal, a Páscoa, o aniversário da companhia, entre outras ocasiões que possam servir de mote para um evento comemorativo.

Mesmo quando não há uma data específica, as confraternizações podem ser realizadas. Um happy hour às sextas-feiras, após o trabalho, é uma excelente ideia para gerar o entrosamento e fortalecer a amizade entre os colegas de trabalho.

3. Ofereça benefícios diferenciados

Ter um plano de saúde e odontológico é muito bom, mas praticamente todas as empresas já oferecem isso aos seus funcionários. Você pode ir além e oferecer benefícios diferenciados, como viagens para quem cumprir metas de vendas.

Os funcionários também costumam valorizar muito as empresas que investem em sua educação. Por isso, a parceria com faculdades e escolas técnicas para oferecer bolsas de estudo aos colaboradores também é uma alternativa bem interessante para promover o engajamento dos times.

4. Dê brindes aos aniversariantes

O teórico Gareth Morgan é autor de uma teoria conhecida como as “imagens da organização”. Ele caracteriza as empresas por metáforas, entre elas uma máquina. Na visão de Morgan, as organizações funcionam como uma máquina, em que cada colaborador é uma peça. Assim, se um deles parar, todos param. Para que uma equipe seja engajada, portanto, devem ser realizadas ações individuais, como dar brindes aos aniversariantes.

Tenha um cronograma com as datas de aniversários dos trabalhadores da empresa e dê a eles brindes úteis, como guarda-chuvas personalizados. Esse tipo de presente também tem uma representação simbólica, uma vez que um guarda-chuva pode significar proteção, ou seja, demonstrará que você se preocupa com a sua equipe.

Se você colocar todas essas nossas dicas em prática, temos a certeza de que conseguirá promover o engajamento da equipe. E se esse conteúdo foi útil para você, também pode ser interessante para outros gestores da sua rede de contatos. Que tal então compartilhá-lo em suas redes sociais?

Escreva um comentário