O sucesso de empregas está relacionado a diversos fatores e um dos principais é a qualidades das negociações realizadas com os fornecedores. Saber como fazer uma negociação envolve estabelecer relações duradouras com os parceiros e que beneficiem ambas as partes, porém para que isso seja possível, a preparação e conhecimento são fundamentais.

Em toda negociação é preciso conhecer as necessidades, margens, pontos fortes e fracos de sua empresa, assim como os do parceiro. Além disso, é preciso ter em mente que quanto menor o preço e maior a qualidade de um produto obtido em uma negociação, maior será a margem de lucro e a possibilidade de sucesso para uma organização.

Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a fazer uma negociação de sucesso. Continue lendo e não perca!

5 dicas de como fazer uma negociação

1. Definir prazos e preços antecipadamente

Para que qualquer atividade seja bem-sucedida, o primeiro passo é realizar um planejamento e essa etapa envolve definir prazos, preços e demais objetivos que sejam relevantes para a negociação em questão.

Para isso, faça um levantamento desses aspectos e necessidades e registre para não aceitar ofertas que não se encaixem no que a empresa realmente necessita, mantendo, assim, o controle e foco durante a negociação, evitando escolhas e decisões erradas ou ineficientes.

2. Evitar incertezas

As negociações devem ser realizadas com o máximo de antecedência possível e com a devida preparação e organização para que incertezas e imprevistos sejam evitados e as negociações não sejam feitas de forma brusca, prejudicadas ou influenciadas por flutuações de mercado. Afinal, ambas as opções proporcionam uma redução significativa da lucratividade.

É importante destacar que quando uma parte se encontra em situação de urgência ou insegurança, o poder de negociação dessa será menor, podendo assumir mais riscos e até mesmo conseguir produtos ou serviços por um preço maior do que conseguiria se a negociação tivesse ocorrido em outro momento.

3. Focar nas necessidades da empresa

Essa dica consiste em entender as necessidades e limites da empresa para que durante a negociação não sejam fechados aspectos que diferem das possibilidades e necessidades que se relacionam quanto a preço, prazo e condições. Antes de ir para qualquer negociação tenha claramente definido quais são seus limites e lembre-se que esses não devem ser revelados para a outra parte, afinal a ideia é obter o negócio mais lucrativo.

4. Construir um bom relacionamento com os fornecedores

Um bom relacionamento entre empresas é baseado em uma relação em que ambas as partes ganham, portanto, as negociações não podem ser benéficas apenas para um lado e nem desonestas. Afinal, outro aspecto imprescindível para um bom relacionamento é a confiança. Portanto, lembre-se que uma negociação é a formação de uma parceria e não de um confronto, afinal ambos devem sair como vencedores e em uma relação harmônica.

5. Estar sempre preparado

Estar sempre preparado consiste em ter um bom plano B, pois dessa forma, diante de obstáculos e imprevistos, a empresa tem capacidade de chegar em um acordo ou procurar outras soluções que sejam mais adequadas. Para isso é preciso pesquisar e conhecer o negócio da organização com quem pretende-se negociar, conhecendo pontos fortes e fracos, assim como as características de seus produtos e serviços.

Saber como fazer uma negociação é muito importante e essas habilidades devem estar em constante desenvolvimento. A fim de atingir isso, é imprescindível sempre buscar conhecimentos sobre o assunto e analisar cada negociação, pontuando os pontos fortes e os aspectos que precisam ser melhorados, para que a cada negociação, o desenvolvimento seja crescente.

Gostou desse texto? Então, siga-nos em nossas redes sociais, assim você ficará por dentro de mais assuntos como esse. 

Escreva um comentário