Estar por dentro das tendências de marketing e vendas nem sempre é uma tarefa das mais fáceis para os profissionais da área, uma vez que novidades surgem quase que diariamente nesse setor.

Pensando em facilitar as coisas para você, reunimos neste post as mais recentes tendências, que devem estar em alta nos próximos meses. Ficou curioso? Então siga conosco e confira o nosso resumo!

1. Automação e tecnologia

Cada vez mais surgem ferramentas que automatizam as atividades de marketing nas empresas. Uma ação comum de ser realizada hoje em dia, por exemplo, são os fluxos de nutrição de e-mail marketing. Ferramentas podem ser utilizadas para disparar essas mensagens automaticamente.

O mesmo vale para as redes sociais, pois já existem recursos tecnológicos que possibilitam não apenas a publicação dos posts em horários específicos, mas também o monitoramento de alcance, entre outras tarefas.

A ideia é que os departamentos de marketing e vendas sejam cada vez mais estratégicos e menos operacionais, utilizando da tecnologia para isso.

2. Capacitação da equipe de vendas

Também por conta da evolução da tecnologia, é preciso que as equipes de vendas estejam alinhadas com as estratégias adotadas pelo marketing. Tratam-se de setores que devem andar juntos.

De tal modo, é preciso promover treinamentos ou cursos que garantam a capacitação da equipe de vendas, para que se tenha um entendimento do todo e não apenas na abordagem final do cliente.

3. Growth Hacking

Growth Hacking é o nome dado para o marketing voltado para testes e experimentos. Esse método consiste em avaliar variáveis para tomar decisões estratégicas nas ações para captar e fidelizar clientes para a empresa. A ideia é que sejam desenvolvidas ações para que os clientes possam dar um norte para a empresa sobre as suas preferências.

Exemplo disso pode ser visto quando dois títulos de e-mail são trabalhados e é mensurado aquele que tem mais aberturas. Assim, nas próximas mensagens enviadas, podem ser utilizados assuntos com a mesma linguagem.

Outro exemplo pode ser visto no site de um hotel, em que hora o botão para fazer reservas é mostrado na cor azul e ora na cor vermelha. De tal modo, se for identificado que mais pessoas reagem positivamente à cor azul, ela pode ficar fixa.

4. Parcerias com influenciadores

Os influenciadores digitais se destacam por terem públicos muito nichados e falarem diretamente com os seus seguidores. Assim, a sua empresa poderá ter um discurso muito próximo do seu público-alvo.

Se você tem uma empresa na área do turismo, por exemplo, pode fazer parcerias com blogueiros de viagens.

5. Acompanhamento de métricas

Cada vez mais o marketing e as vendas são norteados por números e as estratégias digitais contam com a vantagem de poderem ser metrificadas. Isso é muito relevante, pois o acompanhamento de métricas garante mais certeza na tomada de decisões.

São exemplos de métricas e indicadores que podem ser monitorados: o número de leads, o custo por lead, a conversão de leads para clientes, a quantidade de vendas fechadas por período etc.

Essas são algumas das principais tendências do mercado de marketing e vendas. É importante que você coloque todas elas em prática na sua empresa para conhecer mais o seu público, desenvolver atividades estratégicas e conquistar mais resultados positivos para o seu negócio.

Gostou de saber dessas informações? Sabe de alguma outra tendência de mercado que não citamos aqui? Então deixe um comentário no espaço abaixo. Vamos juntos debater esse assunto tão interessante!

Escreva um comentário