Fazer uma gestão de compras eficiente é essencial para que qualquer negócio consiga atingir bons resultados. Quando se fala do setor hoteleiro, esse processo ganha ainda mais importância.

É muito comum que exista no setor a vontade de proporcionar uma experiência diferenciada ao hóspede. Nesse contexto, a falta de algum item ou a escolha de um produto de qualidade inferior pode prejudicar todo o atendimento, gerar despesas e ainda abalar a imagem do empreendimento.

Pensando no tema, apresentamos algumas dicas que podem ajudar bastante na gestão de compras para hotéis. Acompanhe nosso post e descubra como se destacar no mercado, oferecendo um serviço de excelência ao público!

1. Analise as demandas sazonais

O setor hoteleiro apresenta algumas particularidades como a necessidade de adequação à alta e baixa temporada ou por causa dos picos de demanda. Isso pode ocorrer, por exemplo, por conta de algum evento específico na cidade, fazendo com que os responsáveis pela gestão de compras estejam preparados para acompanhar esse movimento.

É necessário ter um planejamento mensal para que o hotel esteja abastecido com a lotação máxima, ao mesmo tempo em que não tenha prejuízos com produtos vencidos em períodos com poucos hóspedes.

Para isso, o gestor pode aproveitar os históricos de anos anteriores para traçar um perfil dos períodos com alta e baixa demanda e, assim, abastecer o estoque de maneira inteligente.

2. Selecione bem os fornecedores

Para prestar um atendimento de excelência, é preciso oferecer bons produtos de alimentação, higiene pessoal, limpeza, entre outros. Por isso, não é segredo: escolher bons fornecedores é importante para oferecer um serviço de qualidade aos hóspedes.

É fundamental que o gestor leve em conta a relação custo-benefício, o comprometimento da empresa em cumprir prazos ou em atender rápido uma situação de emergência, bem como os planos de pagamento.

Outra questão importante é a escolha de organizações que compartilhem os mesmos valores do hotel, como a preocupação com o meio ambiente, o que pode contar pontos para a imagem do seu negócio.

A ideia é fazer parcerias com bons fornecedores para conseguir vantagens e conhecer a procedência dos itens adquiridos.

3. Faça o controle do estoque

O estoque de um hotel recebe produtos de diversas áreas, por isso é indispensável organizá-lo por setores e fazer um controle dos itens. A recomendação é realizar o inventário periódico para saber as quantidades e, dessa maneira, comprar somente o que for realmente necessário.

É preciso dar atenção especial aos produtos perecíveis, estipular os períodos certos de compras, evitando perdas e prejuízos para o hotel. Um software voltado para a gestão do estoque pode otimizar todo o processo.

4. Integre as demandas de diferentes áreas

Por fim, é preciso treinar os funcionários de diferentes departamentos para otimizar a comunicação, a fim de que as informações sobre as demandas de produtos estejam integradas. O gestor pode criar um processo padronizado para o pedido de produtos, estabelecendo um modelo de documento em que as diferentes áreas podem especificar os itens que necessitam.

Com essas dicas você consegue organizar o estoque e estabelecer uma gestão de compras mais eficiente em seu hotel. Assim, a qualidade dos serviços não será comprometida e você ainda evita gastos desnecessários.

Gostou das informações que trouxemos para seu negócio se destacar no mercado? Então, você também vai gostar de saber porque seu hotel deve investir em produtos personalizados!

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