O seu hotel ainda não trabalha com produtos personalizados? Saiba que há fortes motivos para adquirir cadeiras, guarda-sol, guarda-chuva e muitos outros itens customizados de acordo com a identidade da empresa, desde a logomarca ao seu estilo e cores.

A ideia também consiste em proporcionar identidade a hotéis independentes, os quais carecem de elementos visuais que deixem o ambiente mais atrativo. Isso gera o reconhecimento por parte dos hóspedes, diferentemente de como acontece em grandes redes de hotelaria, que já dispõem de planos de marketing sólidos.

Mas produtos personalizados fazem tanta diferença assim? Fazendo jus ao que afirmamos acima, listamos cinco ótimas razões para fazer esse investimento. Vamos a elas!

Identidade visual

Identidade ou comunicação visual nada mais é que elementos gráficos que, reunidos, expressam diversos aspectos da marca. Dependendo da missão, valores, princípios e objetivos da empresa, chega-se à definição de cores, design, logotipo, arquitetura e muito mais.

A identidade visual é o alicerce para outras estratégias e traz benefícios valiosos à empresa. Um hotel desprovido dessa identidade tem problemas, por exemplo, para promover campanhas de marketing e publicidade eficientes, aumentar a visibilidade do hotel e elevar a reputação da marca no mercado.

Nesse contexto, investir em produtos personalizados ajuda de maneira significativa a implementar a comunicação visual. A ideia é que o hóspede note a presença da marca à sua volta, como em guarda-sóis e ombrelones instalados na área da piscina.

Vantagem competitiva

Como a aquisição de produtos customizados ajuda a obter vantagem competitiva? Primeiramente, considera-se a questão da identidade que explicamos acima. Na medida em que reforçam a comunicação visual, os produtos contribuem para o êxito em iniciativas de marketing mais abrangentes.

Supondo que determinado hotel tenha a sua logomarca e outros elementos visuais que compõem a sua personalidade, tudo isso é expresso na aparência do site oficial. Sempre que o potencial cliente navegar pela página e efetuar uma reserva, o que ele espera encontrar não será ilusório.

O efeito que isso gera a longo prazo é muito positivo, pois a memória do cliente sempre o levará ao hotel quando este planejar se hospedar na região. Os aspectos em que o hotel se diferencia ficam enraizados em tudo que envolve a marca.

Até pode acontecer o mesmo com uma simples pousada sem identidade, que oferece uma boa experiência. Mas a vantagem da sua empresa em relação ao concorrente é que a sua marca será facilmente lembrada, compartilhada e encontrada pelas pessoas.

Aumento de publicidade

Se tem algo que não podemos ignorar é o fato de que experiências nunca foram tão compartilhadas como atualmente. Muitas pessoas se sentem estimuladas a postar nas redes sociais quando se sentem felizes com um serviço de hotel, e os produtos personalizados são excelentes meios de inserir a marca na vida delas.

Vamos ilustrar isso com um exemplo comum: em um dia ensolarado, os hóspedes aproveitam o lazer na área de piscina, debaixo de ombrelones e guarda-sol, e tiram várias fotos para registrar o momento, os quais tendem a ser compartilhados no Instagram ou no Facebook.

Ainda que indiretamente, eles estão fazendo publicidade do seu hotel, visto que a identidade visual estará presente em grande parte das publicações. Logo, quem as visualiza e sente vontade de vivenciar algo parecido identificará o hotel apenas com a percepção da marca.

Evidentemente, se pensarmos em campanhas publicitárias e iniciativas providenciais, a proporção é muito maior. Vale frisar que os produtos personalizados não precisam se limitar aos acessórios do hotel.

Eles podem ser brindes e ações especiais, como, na época de Páscoa, deixar sobre a cama do hóspede um cesto de boas-vindas estilizado e repleto de barras de chocolate. O cliente vai gostar do “mimo” a ponto de se tornar um promotor da marca!

Portanto, os produtos personalizados tendem a contribuir significativamente para colocar o seu hotel em evidência.

Fortalecimento da presença online

Aproveitando que colocamos em pauta a publicidade, convém destacar o quanto a Internet tem a nos oferecer nesse quesito. Podemos começar pelos serviços de publicidade online, como o Google Ads e os sites de busca específicos para hotéis, como Booking.com, TripAdvisor e Trivago.

O que esses e outros serviços têm em comum, além de serem amplamente utilizados e funcionarem online, é que nos possibilitam fazer anúncios gráficos. Isso favorece o hotel que tem a própria logomarca, ainda mais quando se tem produtos personalizados, os quais aparecem nas fotos.

O cliente em potencial observa diversos aspectos, mas é o capricho, o cuidado e a preocupação com os detalhes que o deixa inclinado a esperar um serviço de excelência.

Possibilidade de expansão

O crescimento de um negócio não é para ser encarado como sonho distante. Se você busca melhorar a cada dia os serviços do seu hotel, desenvolver as habilidades dos funcionários e fornecer grandes experiências aos hóspedes, não há barreiras para a expansão.

Contudo, pense no que há de semelhante entre as redes de hotéis famosas. Claro, elas têm padrão de qualidade (atendimento, conforto, localização, serviços etc.) e de processos, o que leva os clientes a saber o que esperar do hotel.

Porém, estamos falando de identidade visual e marketing. Para que novas unidades sejam abertas, elas precisam de elementos visuais que agreguem reconhecimento da perspectiva do cliente, e a customização de vários itens faz parte dessa construção. Se o seu hotel já vem fazendo isso, chegou a hora de incorporar a identidade nos produtos.

Mais que investir em produtos personalizados, é muito importante se atentar à qualidade. Por isso, escolher a empresa especializada para a fabricação das peças é o primeiro passo para usufruir de todos os benefícios que listamos ao longo deste conteúdo.

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