O uso da tecnologia na hotelaria é imprescindível para que os empreendimentos dessa área sigam crescendo e tenham bons resultados. Afinal, hoje em dia, praticamente todas as atividades são norteadas pelos recursos tecnológicos.

Em meio a esse cenário, algo que vem se desenvolvendo muito é o Business Intelligence, ou simplesmente BI. Tratam-se de ferramentas que permitem acessar dados e utilizá-los de forma estratégica.

A seguir, vamos esclarecer as principais questões que os hoteleiros têm em relação ao uso do Business Intelligence. Acompanhe!

O que é Business Intelligence e como essa tecnologia funciona?

Se traduzirmos o termo Business Intelligence para o português, encontraremos a expressão “inteligência de negócios”, e é justamente isso que ela significa. Essa estratégia parte do pressuposto de que os dados e informações devem ser usados como base para ações que tragam resultados mais efetivos.

Assim sendo, o BI deve ser incluído no planejamento estratégico das organizações, uma vez que os dados e as evidências são os principais ingredientes necessários para a formação de uma estratégia eficiente.

Como o BI pode ser aplicado no setor hoteleiro?

O BI pode ser aplicado no setor hoteleiro assim como ocorre em empresas de qualquer área, tendo como base três princípios: os dados confiáveis, a visão dos objetivos e a mudança de acordo com a meta do negócio.

Assim sendo, se o setor de atendimento em seu hotel tiver uma alta demanda de clientes que entram em contato pelas redes sociais, por exemplo, você terá um dado. A partir desse dado, pode buscar soluções, como o uso de uma tecnologia para hotelaria e ferramentas de chatbot para atendimento por meio de robôs nos canais digitais.

Quais são os benefícios do uso dessa tecnologia na hotelaria?

Utilizar o Business Intelligence na hotelaria é muito importante para o setor hoteleiro. A partir do seu uso, uma série de benefícios podem ser obtidos. Veja os principais deles!

Aumento da eficiência nas tomadas de decisão

As decisões estratégicas do seu hotel serão tomadas com base em dados reais, que foram gerados de acordo com os atendimentos e serviços prestados no estabelecimento.

De tal forma, há um aumento da eficiência nas tomadas de decisão, que serão muito mais acertadas.

Redução de erros e riscos

Os erros e riscos nas estratégias desempenhadas serão reduzidos, uma vez que eles serão constantemente monitorados. Assim, se você verificar, por meio dos dados, que uma ação implementada não está sendo desempenhada corretamente, as alterações poderão ser feitas rapidamente.

Maior eficiência nas campanhas de marketing

As campanhas de marketing também são muito beneficiadas com o BI. Isso porque os dados poderão ser observados para acompanhar resultados. De tal forma, se uma estratégia de marketing off-line não estiver trazendo o retorno esperado, você poderá investir mais no digital ou vice-versa, por exemplo.

A tecnologia na hotelaria é, hoje, algo imprescindível para os negócios dessa área. É por isso que você deve investir em Business Intelligence para administrar os seus dados por meio de softwares e, assim, desenvolver ações estratégicas eficientes.

Este artigo foi útil para você? Então, assine a nossa newsletter e receba mais materiais relevantes em seu e-mail.

Escreva um comentário