Fábio França, um renomado pesquisador da área de relações públicas, é autor do livro “Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica”. Nessa obra, ele mostra que as empresas não devem se preocupar apenas com a forma como se relacionam com seus clientes, mas, sim, com todos os públicos de interesse, como funcionários, fornecedores, os moradores da comunidade em que atua etc.

Assim sendo, é preciso que as organizações saibam como lidar com fornecedores, pois a qualidade dos produtos vendidos ou serviços prestados depende dessa relação. Para ajudá-lo, listamos algumas dicas. Confira!

1. Tenha uma relação benéfica para ambas as partes

Quando falamos em como lidar com fornecedores, algo imprescindível é garantir uma relação benéfica para ambas as partes. Isso quer dizer que é necessário ter empatia e saber entender determinadas situações.

Pechinchar descontos, por exemplo, pode fazer com que o fornecedor ofereça um produto por um preço abaixo do mercado, apenas para não perder um cliente. Porém, com o tempo, esse valor mais barato pode resultar em perdas para ele.

2. Mantenha os processos sempre alinhados

É importante que você mantenha os processos da sua empresa sempre muito bem alinhados. Assim, você evita que problemas surjam, como a necessidade de uma entrega urgente.

Se você tiver um bom controle de estoque, saberá exatamente os dias em que precisa fazer pedidos e combinar os prazos de entrega de forma que fique bom tanto para sanar a sua necessidade quanto para a programação de produção do fornecedor.

3. Cumpra todas as obrigações combinadas

Assim como você espera que o fornecedor cumpra tudo aquilo que foi acordado, ele espera o mesmo da sua empresa. De tal modo, garanta que todas as suas obrigações sejam realizadas.

Evite, por exemplo, o atraso de pagamentos ou a devolução de produtos por conta de desorganização. Isso afeta as relações e faz com que problemas possam surgir com o fornecedor.

4. Escolha bem seus fornecedores

Para saber como lidar com fornecedores, é preciso ter cuidados ainda antes de essa relação ser estabelecida, ou seja, quando você busca pela contratação dessas empresas.

Faça bastantes pesquisas para escolher fornecedores e verifique as condições oferecidas por cada uma das empresas que tiver interesse em firmar uma parceria. Desconfie, por exemplo, de preços muito abaixo do mercado. Isso pode significar que o trabalho do fornecedor não tenha tanta qualidade quanto o de seus concorrentes que cobram um valor um pouco mais elevado.

5. Conheça a logística do seu fornecedor

A relação com os fornecedores precisa ser às claras. Por conta disso, conheça todos os processos de logística que ele executa para entregar o que você precisa, como meios de transporte utilizados e prazos. Também observe como ele enfrenta adversidades que podem atrasar a entrega (variações climáticas ou roubos, por exemplo).

A ideia é trabalhar sempre como uma margem de tempo além do limite da entrega, para que todos possam executar seus trabalhos e o relacionamento ser benéfico.

Saber como lidar com fornecedores é essencial, uma vez que esse é um público estratégico para a empresa, conforme destaca França, no livro anteriormente mencionado.

Gostou deste artigo? Então, siga nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações.

Escreva um comentário