No ramo de hotelaria, o bom atendimento está no centro da estratégia para atrair mais clientes. Porém, é preciso saber como motivar funcionários a realizarem um trabalho de excelência.

Os colaboradores de um hotel têm a responsabilidade de lidar diretamente com os hóspedes. Assim, são eles que representam o estabelecimento no dia a dia.

No entanto, a pressão da rotina, o cansaço e problemas pessoais podem interferir na motivação desses profissionais, impactando diretamente na qualidade do atendimento.

Felizmente existem meios que a gestão pode usar para engajar os profissionais que trabalham no hotel e fazer com que as equipes surpreendam positivamente no atendimento. Continue a leitura e descubra nossas 5 dicas de como motivar funcionários no hotel.

1. Investir na comunicação interna

Muito dos problemas enfrentados com equipes de atendimento está relacionado à deficiência na comunicação interna. São ruídos que fazem com que as informações se percam ou cheguem incorretas, comprometendo o trabalho e desperdiçando tempo.

Além disso, falhas de comunicação geram conflitos internos entre os funcionários e desmotivam os integrantes do time.

Para alinhar a comunicação e torná-la efetiva, a gestão pode adotar medidas como:

  • reuniões periódicas com toda a equipe;
  • transmissão de objetivos e metas de forma clara;
  • cultura de feedbacks construtivos;
  • oportunidade para que colaboradores deem ideias e opiniões;
  • murais e ferramentas que divulguem informações de forma transparente.

2. Fazer eventos internos

Na hora de pensar como motivar funcionários, considere a criação de momentos informais que possibilitem o relaxamento e a diversão. A rotina de trabalho em um hotel pode ser extremamente intensa, principalmente em épocas de alta temporada.

Criar oportunidades de “escape” dessa pressão vai mostrar aos colaboradores que a empresa se importa com o bem-estar deles. O resultado serão pessoas mais felizes e satisfeitas atendendo os hóspedes.

3. Oferecer brindes personalizados

Para valorizar os colaboradores, outra iniciativa interessante é presenteá-los com brindes personalizados. Isso pode ser feito como recompensa pelo desempenho satisfatório.

A maioria dos hotéis conta com uma gama de itens que são oferecidos na hospedagem, como guarda-sol, bolsa térmica, tendas, toalhas e kits. Que tal usar esses itens como brindes? Outra opção é oferecer um vale-diária no hotel para o profissional do mês e sua família.

4. Padronizar processos

Sabia que não ter ideias claras do que fazer em seu trabalho também pode causar a desmotivação de colaboradores? Como motivar funcionários é fundamental, assim, também é a padronização dos processos.

Criar caminhos claros a serem seguidos para a realização de uma tarefa é estratégico não apenas para localizar os funcionários, mas também para agilizar os afazeres e diminuir os índices de erros.

5. Oferecer oportunidades de crescimento

Em toda empresa, oportunidades de crescimento e de avanço na carreira chamam atenção dos funcionários de forma positiva. Em um hotel, não é diferente.

Observar o potencial dos profissionais, oferecer meios de desenvolvimento e possibilitar o crescimento dentro do negócio são meios de garantir que as equipes se sintam valorizadas e prestem um atendimento de qualidade.

Viu como motivar funcionários no hotel fica mais fácil com as estratégias certas? Ao aplicar essas ações, você vai perceber um impacto direto no atendimento aos clientes. Isso porque as equipes vão passar a ‘vestir a camisa’ da empresa e ter um desempenho muito mais satisfatório.

A gestão de pessoas na hotelaria engloba responsabilidades como motivar funcionários, coordenar tarefas e contratar. Descubra em outro artigo como essa função influencia positivamente o cliente.

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